domingo, 4 de maio de 2014

O Homem e a Mulher

"A oposição primordial entre o elemento cósmico e o microcosmo determina também a relação entre o homem e a mulher. A mulher é destino, é tempo, é a lógica orgânica do próprio devir. A história sem cultura das gerações sucessivas é feminina. O homem vive o destino e compreende a lógica do que deveio; concebe a casualidade conforme a motivações e efeitos. Mas a luta entre o homem e a mulher realiza-se sempre pelo sangue, pela mulher. A mulher é história, o homem faz história.

A história "feminina" é cósmica; a "masculina" é política. Porém o homem participa de ambas. Para ele, há dois tipos de destino, de guerra, de tragédia: o público e o particular. A isso se referia a distinção que os germanos faziam entre o "lado da espada" e o "lado da roca", no que tocava ao parentesco. Esse duplo sentido no tempo dirigido encontra sua expressão suprema nas idéias do Estado e da Família.

Tal oposição primordial repete-se para o homem que "faz" a história, em todas as situações importantes, sob a forma de um conflito que não somente aparece ao início de quaisquer culturas superiores, mas se aprofunda continuamente em seu curso. O equilíbrio no lado público da vida, o equilíbrio naquilo que constitui a corrente existencial de uma cultura superior, é mantido, enquanto as sequências de gerações que fazem a história tiveram um ritmo comum, quer dizer, enquanto tiverem "sangue" e "raça". No período posterior de uma cultura, a tensão que, no elemento microcósmico, costuma-se produzir entre o fator "vegetal" e o fator "animal" intensifica-se a tal ponto que se perde a ligação ao "solo": a consciência vigilante quer dominar a existência, a cujo serviço esteve anteriormente. Desse modo, desaparece o ritmo "natural-artificial", e pelo fim torna a irromper violentamente o elemento meramente cósmico: A vida volta a ser "feminina", não-histórica, desprovida de forma."

[Oswald Spengler - A Decadência do Ocidente (1964), Zahar Editores- Tradução de Herbert Caro - pág. 379]

Nenhum comentário:

Postar um comentário