domingo, 27 de abril de 2014

Oswald Spengler - Vida e Obra

Oswald Spengler nasceu em 29 de Maio de 1880, em Blankenburg, Alemanha. Estudou matemática, filosofia e história em Munich e Berlim, e de 1907 a 1911 ensinou matemática e física em uma escola em Hamburgo. A crise de Agadir em 1911 lhe serviu de incentivo imediato para exaustivas investigações em torno das origens de nossa civilização. Abandonando o magistério, completou em 1914 a primeira versão do volume primeiro de "A Decadência do Ocidente", que permaneceu inédito durante quatro anos. Antes disso nada havia publicado além de sua tese de doutoramento sobre Heráclito.

Seu livro ficou como um marco nos debates historiográficos, filosóficos e políticos da intelectualidade européia do século XX, uma vez que previu a desintegração da civilização européia e norte-americanos depois de uma "idade de cesarismo" violento, argumentando por analogias detalhadas com outras civilizações. Ele aprofundou o pessimismo pós-1ª Guerra Mundial na Europa.

Durante seus últimos anos de vida, Spengler enchia as horas de lazer com quadros, armas primitivas, quartetos de Beethoven e comédias de Shakespeare e Molière. Eram essas as diversões principais do filósofo, além de passeios a pé às montanhas de Harz e de visitas à Itália. Sob o regime nazista, teve a coragem de exprimir o desprezo pelo anti-semitismo e no fim caiu das graças do partido, o qual, entretanto, nada ousou a fazer contra ele.

Oswald Spengler morreu em Munich a 8 de Maio de 1936. Por ocasião de seu falecimento, o "New York Times" escreve em um editorial: 
"A primeira edição de A Decadência do Ocidente apareceu não apenas antes da ascensão de Mussolini ao poder, mas também muito antes do aparecimento de Hitler. Assim, quando Spengler predizia a volta da ditadura, não estava meramente profetizando um estado de coisas já atingido. Sua profecias cumpriram-se quase completamente na Alemanha."

Suas principais obras foram as seguintes:

  • Der Untergang des Abendlandes (O Declínio do Ocidente, 1918-1922)
  • Preußentum und Sozialismus (Prussianismo e Socialismo, 1920)
  • Neubau des deutschen Reiches (Reconstrução da Alemanha, 1924)
  • Der Mensch und die Technik (O Homem e a Técnica, 1931)
  • Jahre der Entscheidung (Anos de Decisão, 1933).



Nenhum comentário:

Postar um comentário